Bernesa SRL, nasceu em 01 de setembro de 1953, como iniciativa de um jovem imigrante alemão, Rolf Stelzner, que conhecia a fabricação de embutidos no seu país de origem, e iniciou um paciente e constante trabalho de criação de uma cultura industrial para a produção de embutidos.

Rolf Stelzner envolveu neste trabalho técnicos alemães com idênticos conhecimentos de produção de alimentos derivados da carne. Paulatinamente, incorporou técnicos argentinos de forma a capacitá-los nos novos processos industriais. A empresa iniciou suas atividades através de uma sociedade entre Erwin Guillemo Berner. Rolf Stelzner (alemães) e Ramón Manher (argentino). Segundo a documentação : “ (...) a Sociedade tem como domicílio principal na Rua Bolivar 218, Capital Federal (...) e o Capital Social no valor de m$n 51000 (...)”

Assim, Rolf Stelzner cria uma estrutura empresarial avançada na época para a produção e distribuição de insumos e aditivos para a indústria de carnes.

Hoje, Bernesa S.A.C.I. (continuação de Bernesa S.R.L.) completou 50 anos de vida, mantendo sempre uma constante evolução.